Envie sua mensagem

Área do Cliente

Esqueci minha senha

Férias escolares: 7 atividades culturais gratuitas em Niterói

8 de julho de 2019

Nathanna Alves

Programas versáteis para agitar o mês de Julho. Atividades perfeitas para quem quer economizar, mas não abre mão de se divertir. Confira!  

Julho é o mês das férias escolares. Crianças em casa, shoppings mais cheios, orçamento apertado…. Parece quase impossível se divertir. No entanto, há luz no fim do túnel! Niterói disponibiliza mensalmente uma agenda cultural, com diversas atividades para todos os gostos e muitas delas são gratuitas. Saraus, música ao vivo e leitura para crianças são alguns dos programas que você pode usufruir sem preocupações.  

Listamos 7 eventos gratuitos para você! A agenda completa você confere aqui

Choro na Rua  

Ocupando o Polo Gastronômico de Icaraí, o Choro na Rua promove uma roda de clássicos do gênero de música popular e instrumental brasileira. Com a participação de renomados músicos e artistas da área. Curadoria de Silvério Pontes. 

Quando? 13/07 às 15h 

Onde? Polo Gastronômico de Icaraí – Rua Doutor Leandro Mota, Icaraí 

Roda de Samba do Canto do Poeta 

A tradicional roda de samba do compositor Paulinho Rezende chega ao Teatro Popular Oscar Niemeyer. O Canto do Poeta 24 música reúne sambistas, compositores e músicos em torno dos clássicos deste brilhante compositor da MPB, imortalizados em vozes como as de Alcione, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, entre outros. 

Quando? 14/07, de 14h às 20h 

Onde? Teatro Popular Oscar Niemeyer – R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro 

 Cine Jazz 

Com curadoria de Paulo Renato, o projeto exibe o filme Wes Montgomery Live in Belgium (1965) e traz como artista convidado o guitarrista Fernando Clark. 

Quando? 30/07 às 19h 

Onde? Solar do Jambeiro – R. Pres. Domiciano, 195 – Ingá 

Arte Popular para Crianças  

O programa visa promover um encontro mensal, sempre ao terceiro sábado de cada mês, com vivências, oficinas, atividades lúdicas e brincadeiras especialmente elaboradas a partir das exposições em temporada! 

No mês de julho, junto ao programa “Férias no Museu”, a semana será encerrada com um dia recheado de atividades e apresentações, novamente em parceria com o grupo “Sarau-ê!” (Os pais devem acompanhar os filhos durante as atividades). 

Quando? 20/07, de 10h30 às 16h 

Onde? Museu Janete Costa de Arte Popular – R. Pres. Domiciano, 178 – Ingá 

Jardim Aberto  

O Solar do Jambeiro mantém seu jardim aberto para que você possa realizar leituras, encontros, piqueniques e sessões de fotografia. Mas, fique atento: não é permitido o uso de mobiliário em atividades no jardim, nem fotografias no interior do casarão sem prévio contato.  

Quando? De terça a domingo, das 10h às 18h. 

Onde? Solar do Jambeiro – R. Pres. Domiciano, 195 – Ingá 

Galeria Urbana (Arte Urbana)  

A Galeria Urbana se consolida como novo espaço de ocupação cultural no centro da cidade, com rap, hip-hop, slam, breakdance, exposição, shows, comida de rua e feira de artes e artesanatos.  

Você confere também Oficina de Malabares, Performance de Pirofagia e Aulão de danças da antiga. Djs Set Zega, Túnel do Tempo, Set Gelouko, Roda de Samba com Samba que Elas Querem e show com Baile da UG. 

Quando? 20/07 às 14h 

Onde? Galeria Urbana – R. José Figueiredo – Centro 

Oficina de Rima e Poesia 

Uma oficina que desenvolve habilidade e produção textual, promovendo exercícios artísticos e reflexivos, estabelecendo maior intimidade na relação com a palavra, gerando maior consciência crítica e autonomia intelectual. 

Quando? De 3 a 31/07, de 14h às 16h 

Onde? MACquinho – Rua Nair Margem Pereira – Mirante Boa Viagem 

Ainda não mora em Niterói? Veja 5 apartamentos para alugar na cidade e more pertinho de todas essas atividades que listamos.  

Quais são suas atividades preferidas para fazer nas férias? Conta pra gente nos comentários!