Envie sua mensagem

Centro: (21) 2622-0155

Administração: (21) 98685-7114

Área do Cliente

Esqueci minha senha

Música traz benefícios ao desenvolvimento de crianças

2 de janeiro de 2019

grupoimoveis

Música traz benefícios ao desenvolvimento de crianças

Estudar ou simplesmente ouvir música auxilia no desenvolvimento cerebral das crianças, é o que dizem especialistas em neurociência, baseados em pesquisas que apontam diversos benefícios, como melhora da capacidade de concentração, memória, organização e controle das emoções.

De acordo com o médica e pesquisadora Elvira Souza, especialista em neurociência e música, a partir dos 4 anos já é possível iniciar a educação musical com as crianças:

“Esse aprendizado modifica fisicamente o cérebro, principalmente quando ocorre antes dos sete anos, e os ganhos se mantêm por toda a vida, mesmo que a criança pare de tocar o instrumento depois”, diz Elvira.

Segundo  os especialistas, o treinamento musical aumenta a espessura de uma área nobre do cérebro, o córtex, responsável também pelo controle das emoções.

“O estudo dos instrumentos leva o ser humano ao nível mais complexo de concentração do cérebro, que é a atenção executiva. É preciso ter foco e disciplina para aprender a ler partituras e marcar o tempo”, explica Elvira Souza Lima.

A pesquisadora frisa que o contato com  a música, ainda que apenas como ouvinte, tem um grande impacto no desenvolvimento humano e prepara o cérebro para executar diferentes tipos de funções.